Substantivo masculino: saudação que se dirige a alguém na primeira metade do dia, na parte da manhã; bons-dias. Ex.: Deu-me um bom-dia afetuoso.
Alguns linguistas acreditam que ela seja tão antiga quanto a própria língua falada. Assim como o cumprimento ao encontrar alguém a qualquer hora do dia e a expressão de despedida, o bom dia não tem registros de onde tenha começado a ser utilizado.
Rimas com bom
Os dicionários informam que "bom dia" é um cumprimento que se faz no período da manhã. Esta, como se sabe, é definida como "parte inicial do dia que vai do levantar do Sol ao meio-dia" (Houaiss).
Tanto no Houaiss quanto no Vocabulário Ortográfico o bom-dia hifenizado vem seguido pela abreviatura "s.m.", que indica tratar-se de um substantivo: "Ele me deu um bom-dia seco e mal-humorado", ou "Deu um alegre bom-dia e foi sentar em seu lugar".
Bom dia é uma expressão usada para saudar as pessoas durante toda a manhã, até o horário de meio dia. A saudação de "bom dia" além de ser um cumprimento significa o desejo de que o outro tenha um dia tranquilo. Após o horário de meio dia, a saudação passa a ser "boa tarde", que é utilizada até o cair da tarde.
Mais informação logo no começo da sua manhã – no dia 3 de janeiro de 1983, foi ao ar a primeira edição do Bom Dia Brasil, telejornal matutino da TV Globo. Inicialmente apresentado de Brasília pelo jornalista Carlos Monforte, o Bom Dia tinha meia hora de duração.