O débito, como já explicamos, é um meio de pagamento em que o dinheiro sai da conta de quem o realiza no momento exato da transação; No caso do crédito, ele funciona no esquema "compre agora, pague depois".
Mais controle das despesas Para um esforço mais simplificado de controle de gastos, fique com o débito. Afinal de contas, o desconto no seu saldo é imediato. Isso faz com que você visualize prontamente o quanto você ainda tem de recursos na sua conta e evite novas despesas justamente por conta disso.
O cartão de débito funciona como um meio de pagamento ligado diretamente com sua conta corrente ou conta poupança. Para isso, é importante se atentar para o saldo que você possui em sua conta, pois diferente do cartão de crédito, o pagamento via cartão de débito é feito exatamente no momento da compra.
Funciona assim: o cartão em si é de débito, mas você pode usar nos campos de débito ou crédito dos sites em que comprar. Por enquanto, não é possível pagar compras parceladas com seu cartão virtual, caso você não tenha a função crédito aprovada. Ou seja, as compras devem ser feitas em uma única parcela.
Quando o vencimento do boleto que está em débito automático ou em débito em conta cai em um sábado ou outra data que não seja um dia útil, como domingos e feriados, o pagamento é transferido para o próximo dia útil. A identificação dessa mudança de data é diferente em cada instituição financeira.
Com o Débito à Vista, o valor da compra é debitado direto da Conta-Corrente do cliente e o seu estabelecimento recebe automaticamente, no primeiro dia útil após o processamento da transação, em sua Conta-Corrente. A transação é autorizada com o uso de senha pessoal.
Para saber se o cartão é de crédito ou débito, basta analisar com atenção o cartão. Se não tiver nada escrito na frente do cartão, significa que ele é somente crédito. Se for débito, deverá ter um indicativo na frente especificando que possui a função débito.
O pagamento em débito automático funciona com a autorização do titular da conta no banco para que o valor devido em alguma fatura recorrente, como conta de água, luz, telefone etc.), seja descontado diretamente no banco, todos os meses, automaticamente.
Atualmente, os cartões de débito de todos os principais bancos brasileiros podem ser processados através da plataforma da PagBrasil: