A linguagem verbal é aquela expressa através de palavras escritas ou faladas, ou seja, a linguagem verbalizada. Já a linguagem não verbal utiliza dos signos visuais para ser efetivada, por exemplo, as imagens nas placas e as cores na sinalização de trânsito.
A comunicação não verbal, como o próprio nome sugere, é aquela que acontece sem o uso de palavras faladas ou escritas. Inclui comportamentos aparentes, como: olhares, gestos, toques, posturas, assim como mensagens menos óbvias, como: roupas, distância espacial entre as pessoas etc.
A linguagem verbal é uma forma de comunicação que ocorre por meio de palavras, sejam elas escritas ou faladas. ... São exemplos desse tipo de linguagem os panfletos publicitários, as charges e as histórias em quadrinhos.
Linguagem verbal: uso da palavra na comunicação. Linguagem não verbal: o não uso da palavra na comunicação. Linguagem mista: a união da linguagem verbal e da linguagem não verbal na comunicação.
O que é Comunicação não verbal: Como comunicação não verbal entende-se também todos os tipos de simbologia textuais, como placas, gestos, aparências, cores, desenhos, entre outras imagens que agem como transmissoras de informações, emoções e sensações. Exemplo: placas e sinais de trânsito.
A linguagem verbal tem duas modalidades: a língua escrita e a língua oral. Linguagem oral é a que se usa quando o interlocutor está frente a frente conosco e justamente podemos falar com ele. Já a escrita, em tese, é usada quando o interlocutor está ausente.
Linguagem mista ou linguagem híbrida A comunicação entre pessoas quase sempre se estabelece através de gestos e palavras, havendo, portanto, a junção das duas formas de linguagem. Essa junção é definida como linguagem mista.
A linguagem formal, também chamada de "culta" está pautada no uso correto das normas gramaticais bem como na boa pronúncia das palavras. Já a linguagem informal ou coloquial representa a linguagem cotidiana, ou seja, trata-se de uma linguagem espontânea, regionalista e despreocupada com as normas gramaticais.