Ela é calculada como uma mudança percentual na quantidade demandada —ou ofertada—dividida pela mudança percentual no preço. Elasticidade pode ser descrita como elástica—ou muito sensível—elasticidade unitária, ou inelástica—pouco sensível.
Elasticidade é o tamanho do impacto que a alteração em uma variável (ex.: preço) exerce sobre outra variável (ex.: demanda). ... Assim, elasticidade é sinônimo de sensibilidade, resposta, reação de uma variável, em face de mudanças em outras variáveis".
A elasticidade preço da oferta mede a variação na oferta de um produto conforme a variação no preço deste produto. Ou seja, essa medição verifica o quão sensível é a oferta em relação às variações no preço. Normalmente, quanto maior o preço de um produto, maior será a quantidade ofertada do mesmo.
Se o valor da elasticidade for maior que um, o bem é elástico à renda. Já se for menor que um e positivo, o bem é inelástico à renda. Se for negativo o bem é considerado inferior.
Elasticidade é a propriedade que determina como um corpo retorna ao seu tamanho e forma originais após ter sido distendido (deformado) por uma força. ... Observações indicam que corpos como, por exemplo, uma mola helicoidal ou uma tira de borracha alongam-se sempre que uma força for aplicada.
O conceito de elasticidade, muito importante dentro da microeconomia, é uma forma mais precisa e eficaz de analisar aspectos da oferta e da demanda. Pois, cabe a ela a possibilidade de não só avaliar, mas também de medir a reação de compradores e vendedores em resposta às mudanças de outras variáveis.
Fatores que influenciam o grau de elasticidade-preço da demanda:
Recebe o nome de elasticidade-preço da oferta a alteração percentual na quantidade oferecida, que ocorre em resposta a uma variação de 1% no preço de certo bem ou serviço. ... Ela medirá o grau de sensibilidade da quantidade oferecida perante variações no preço.
Um maior nível de renda para um bem normal faz com que a curva de demanda se desloque para a direita, o que significa que a elasticidade-renda da demanda é positiva.
Os bens inelásticos são o oposto dos elásticos, ou seja, uma variação no preço do bem causa uma variação menor na quantidade demandada. Como 0,0625 é menor do que 1, o arroz é um bem inelástico. ... Quando o preço desses produtos se eleva, as pessoas não diminuem o consumo na mesma proporção.