Quando se discute energia, eficiência energética significa gerar a mesma quantidade de energia com menos recursos naturais ou obter o mesmo serviço ("realizar trabalho") com menos energia.
Selo Inmetro e as letras que representam a eficiência energética. Este selo avalia os equipamentos por nível de eficiência energética, dentro de uma classificação que vai de A até G — A são os mais eficientes e G os menos eficientes. ... Elas começam no verde (mais eficiente) e vão até o vermelho (menos eficiente).
As etiquetas fornecidas pelo PBE possuem uma classificação que podem ir da letra A sendo a mais eficiente, até a letra G sendo a menos eficiente.
Entendendo a etiqueta A etiqueta começa pelo tipo de equipamento, com a marca do fabricante, modelo e tensão (110v ou 220v). O campo a seguir é o mais importante do selo. Ele informa, com letras de A a G, a eficiência energética, onde a letra A é a mais eficiente e a G é a menos.
Eficiência energética é uma atividade que busca melhorar o uso das fontes de energia. A utilização racional de energia chamada também simplesmente de eficiência energética, consiste em usar de modo eficiente a energia para se obter um determinado resultado.
Existem 7 classes de eficiência energética sendo a mais eficiente a classe A e a menos eficiente a classe G. No caso das etiquetas para os equipamentos de frio, existem ainda duas classes suplementares (A++ e A+), correspondendo a um nível de eficiência energética mais elevado.
"A classe de eficiência energética média em Portugal é a C, abaixo daquilo que hoje é exigido aos edifícios novos, que é um B- [a quarta da escala]. ... O segundo ponto é ter um edifício que tenha equipamentos de elevado grau de eficiência e baixo consumo de energia.
A eficiência energética define o aproveitamento que os aparelhos elétricos fazem da energia que recebem. ... Sendo assim, a eficiência energética (representada pela letra e) é definida como a razão entre a quantidade de energia utilizada durante a realização de alguma atividade e a energia fornecida. Não pare agora...
A classificação do seu aparelho está na Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) e vai de A (mais eficiente) a G (menos eficiente). Qualquer aparelho ou produto que funciona movido a energia elétrica conta com classificação do Inmetro – de lâmpadas a eletrodomésticos de grande porte.
As classes de consumo são as diversas classes aplicadas a cada tipo de consumidor, conforme a Resolução Normativa ANEEL n. 414/2010.