"Efetividade organizacional" é uma expressão frequentemente associada a diversos significados. ... No primeiro, efetividade é avaliada em termos da capacidade de sobrevivência demonstrada pela uma organização - que é considerada efetiva se gerenciada de forma a manter um fluxo de recursos essenciais em relação ao ambiente.
Efetividade é a característica, particularidade ou estado do que é efetivo, ou seja, o que é real, verdadeiro e legítimo. Pode ser também a consequência ou o efeito daquilo que é real; a realidade ou a existência.
Em suma, temos: Eficiência: é quando algo é realizado da melhor maneira possível, ou seja, com menos desperdício ou em menor tempo. Eficácia: é quando um projeto/produto/pessoa atinge o objetivo ou a meta. Efetividade: é a capacidade de fazer uma coisa (eficácia) da melhor maneira possível (eficiência).
Avaliação de efetividade: tem como objetivo avaliar se uma política está realizando aquilo que deveria, comparando às metas estabelecidas inicialmente para determinar se o programa está atingindo os objetivos e/ou se os objetivos precisam ser revistos em função dos resultados concretos.
A importância atribuída ao construto efetividade organizacional deve-se ao fato de que ele é um indicador organizacional que evidencia o modo pelo qual as organizações se relacionam com o seu ambiente (Moraes, 2004). ...
- Está associada à noção do ótimo, metas e tempo; - Relação entre resultados pretendidos e resultados obtidos; - Grau em que se alcançam os objetivos e as metas em um determinado período de tempo, sem levar em conta os custos.
Nesse sentido, uma gestão ou liderança eficiente, eficaz e efetiva, é aquela que consegue administrar e produzir bons resultados, sem que isso demande muito tempo, custos e recursos.
Por exemplo, um fármaco pode ter alta eficácia para reduzir a pressão arterial, mas pode ter baixa eficácia porque causa tantos efeitos adversos que os pacientes param de tomá-lo. A efetividade também pode ser mais baixa do que a eficácia se os médicos inadvertidamente prescreverem o fármaco de forma inadequada (p.