A palavra animação tem origem do latim, "animatio", que significa, ser animado.
Animação refere-se ao processo, segundo o qual cada fotograma de um filme é produzido individualmente, podendo ser gerado tanto por computação gráfica quanto fotografando uma imagem desenhada ou repetidamente, fazendo-se pequenas mudanças a um modelo (ver claymation e stop motion), fotografando o resultado.
A animação é a arte e a ciência de trabalhar com as imagens de modo que elas pareçam se mover. Filmes e programas de televisão de animação, chamados de desenhos animados, são uma forma popular de entretenimento.
A palavra animação vem do latim "anima" e significa "alma" ou "sopro de vida". Portanto, podemos entender essa arte como o ato de "dar vida" a objetos estáticos e inanimados através de diferentes métodos.
Uma imagem é apresentada no écran (monitor no Brasil) do computador e de seguida é rapidamente substituída por uma nova imagem, semelhante à anterior mas ligeiramente modificada. Esta técnica é idêntica ao modo como a ilusão de movimento é conseguida com a televisão e os filmes.
Tipos de animação
Em um estúdio de som, os dubladores dão voz aos personagens e os sonoplastas acrescentam efeitos sonoros. Por último, a película e a trilha de áudio vão para um laboratório onde som e imagem são fundidos na mixagem. E o rolo de filme está pronto!