A Ordem de Serviço nº 606/98 do INSS introduziu no vocabulário da Saúde e Segurança do Trabalho a sigla DORT, para designar Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho.
LER e DORT são síndromes que atacam os nervos, músculos e tendões, especialmente dos membros superiores e do pescoço. São síndromes degenerativas e cumulativas e sempre acompanhadas de dor ou incômodo, provenientes não somente da atividade ocupacional intensiva, mas também de atividades realizadas sob intenso estresse.
O melhor jeito de evitar as doenças que fazem parte do quadro das LER/DORT é dar atenção às questões da ergonomia e das condições de trabalho:
A DORT surge quando alguma região do corpo é exposta a um movimento ou esforço contínuo. Dessa forma, ocorre um trauma na região, fazendo com que ela comece a doer e inflamar. Aliás, esse quadro pode piorar, impossibilitando que se consiga movimentar o membro afetado.
Estrutura de trabalho inadequada, movimentos repetitivos em um curto espaço de tempo e até mesmo o estresse e pressão no ambiente ocupacional são as principais causas das Lesões por Esforço Repetitivo (LER), também conhecidas como Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).
Os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort) dizem respeito a uma gama de condições decorrentes da inflamação ou degeneração de tendões, nervos, ligamentos, músculos e estruturas periarticulares em diferentes sítios (dedos, punhos, antebraços e braços, ombros e região cervical) dos membros superiores e ...
Quais são as formas de prevenção da lesão por esforço repetitivo?
A Lesão por Esforço Repetitivo (LER) é um grupo de doenças que atinge as partes moles do sistema musculoesquelético — músculos, nervos e tendões. Caracterizada como um Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT), é causada pela atividade repetitiva e contínua que sobrecarrega o organismo.
Dicas preventivas:
Os fatores ocupacionais que contribuem para o surgimento das LER e DORT são: movimentos repetitivos, ritmo de trabalho intenso, móveis e equipamentos incômodos, postura inadequada, falta de tempo para ir ao banheiro, cobrança contínua por produtividade, exposição ao frio e exposição a vibrações.