1. Sono de curta duração que se dorme geralmente depois da refeição do almoço. 2. Tempo durante o qual os trabalhadores interrompem o trabalho ao almoço.
A sesta é uma breve cochilada no início da tarde, geralmente depois do almoço. Esse período de sono é uma tradição em alguns países, particularmente naqueles onde o clima é quente.
Já se foi o tempo em que dormir após o almoço era sinônimo de gente preguiçosa e sem pique para realizar as tarefas diárias. Hábito comum da cultura espanhola e italiana, a famosa "sesta" (ou soneca após o almoço), pode fazer bem a saúde e melhorar o rendimento no restante do dia.
A siesta, nada mais é que dormir no meio do dia para descansar um pouco.
Dormir uma sesta diária entre 45 minutos e uma hora diminui a tensão arterial e o ritmo cardíaco. Com uma hora de sesta melhoram o nível de alerta durante 10 horas e a memória.
Siesta: Um costume tipicamente espanhol A sesta é o tradicional sono durante o dia na Espanha, é o ato de dormir no meio do dia para tirar um descanso. É mais comum que as pessoas deem preferência para dormir depois do almoço.
"O cochilo depois do almoço é muito bom para o corpo porque a temperatura abaixa após o sono. Ele precisa ter duração máxima de meia hora e dá uma boa restaurada. Isso faz parte do ser humano. O corpo pede esse descanso", afirma o especialista.
Segundo um estudo da NASA, divulgado pela revista Time, a sesta perfeita deve durar 26 minutos.
O ideal é tirar uma soneca de 20 a 25 minutos depois do almoço para descansar um pouco e aumentar a energia para o trabalho ou para a escola porque dormir por mais de 30 minutos pode favorecer a insônia e aumentar o cansaço, além de afetar a saúde, podendo ainda causar problemas mais graves como diabetes, por exemplo.
Diferentemente do que acontece à noite, durante o dia o organismo ainda está ativo, o que significa que ele não terá de fazer um trabalho extra para digerir o alimento consumido. Portanto, essa cochilada rápida —de 20 a 30 minutos— não é considerada prejudicial à saúde.