Portanto, o termo é utilizado para referir-se à plantas que não possuem gametas e órgãos reprodutores visíveis. ... Como o termo se refere a visibilidade das estruturas reprodutivas, as plantas criptógamas também são conhecidas como plantas que não produzem sementes.
Criptógamas é um termo taxonomicamente obsoleto utilizado para referir-se às plantas (no sentido abrangente) que não produzem sementes, flores ou frutos e que se reproduzem por meio de esporos.
As plantas fanerógamas, também conhecidas como fanerogâmicas, são aquelas que se reproduzem através de sementes. O grupo das fanerógamas pode ser considerado o mais evoluído dentro do meio vegetal, isso porque possuem raiz, folhas, flores e sementes.
E como podemos identificar as plantas Criptógamas? Elas não dão frutos, não produzem sementes e não têm flores. ... Resumindo, elas são as plantas que não produzem sementes, flores e frutos e se reproduzem por meio de esporos. A principal característica é que elas têm um sistema reprodutivo "escondido".
As embriófitas extantes incluem, portanto, antóceros, as hepáticas, os musgos, os fetos, os licófitos, as gimnospérmicas e as plantas com flor.
Os musgos constituem a maior parte das plantas briófitas. São plantas de pequeno porte e de estrutura simples, eles não apresentam vasos condutores, flores e sementes. Os musgos podem ser encontrados em quase todas as partes do mundo, até mesmo nas regiões congeladas.
1) O reino Plantae se divide em: Criptógamas: plantas que não produzem flores nem sementes. Ex.: algas, musgos e samambaias; Fanerógamas : plantas que produzem flores e sementes. ... 6) As fanerógamas são plantas que produzem flores e sementes. Elas se dividem em gimnospermas e angiospermas.
As espermatófitas (Spermatophyta, antigamente chamadas de Fanerógamas) são as plantas vasculares com sementes e constituem uma linhagem muito diversificada, com cerca de 270.000 espécies. Esse grupo de plantas inclui as gimnospermas e as angiospermas.
O nome tem origem no grego, sendo que cripto significa escondido e gamae corresponde a gameta. A principal característica destas plantas é o fato de possuírem sistema de produção de gametas pouco visível. Exemplos: samambaias, avencas, hepáticas e musgos.