Os seres unicelulares são seres vivos constituídos por uma só célula. Podem ser células procarióticas, como as bactérias, ou eucarióticas, como a amiba.
A princípio, um ser vivo é qualquer coisa capaz de se reproduzir, evoluir e manter um metabolismo (isto é, produzir energia quando come ou respira). Mas só isso não resolve. O caso dos vírus, por exemplo, divide os pesquisadores. Alguns os consideram vivos, já que sabem se reproduzir.
Vida livre significa que não dependem de plantas vivas. Só de material orgânico no solo ou de minerais no solo, ou mesmo na água em corpos de água. Não adianta escapar, ou desinfetar a pele com bactericidas.
Autótrofos são os seres vivos que produzem o seu próprio alimento, ou seja, são capazes de sintetizar compostos orgânicos a partir de compostos inorgânicos através de fotossíntese ou quimiossíntese. A palavra "autótrofo" vem dos termos gregos autos = próprio e trophos = alimentar.
Como exemplo de organismos unicelulares, podemos citar as bactérias, os protozoários, algumas espécies de algas e algumas espécies de fungos.
Significado de Unicelular adjetivo Formado por uma só célula: organismo unicelular.
O desenvolvimento é dito direto quando o ser vivo mantém o mesmo aspecto ou estrutura desde seu nascimento até a fase adulta. Vários seres vivos possuem desenvolvimento direto, além dos seres humanos. Podemos citar, por exemplo, tartarugas, coelhos, cães, gatos, morcegos, bois e tantos outros.
Seres de vida livre é um termo utilizado para indicar organismos que não são parasitas obrigatórios, indica organismos que não depender e não precisam viver em outros corpos.
Atualmente não há consenso quanto à definição de vida. Uma definição popular é que os organismos são sistemas abertos que mantêm a homeostase, são compostos de células, têm um ciclo de vida, sofrem metabolismo, podem crescer, se adaptar ao ambiente, responder a estímulos, reproduzir e evoluir.