Um corpo é considerado eletricamente carregado, ou eletrizado, quando possui excesso de prótons ou elétrons.
Um corpo se torna eletrizado quando seus átomos tiverem uma quantidade de elétrons maior ou menor que a de prótons. Os átomos que têm excesso ou falta de elétrons são chamados íons. Em resumo: → Corpo neutro: tem o mesmo número de prótons e elétrons em sua composição.
Um material é eletricamente positivo quando tem excesso de prótons, ou falta de elétrons. Da mesma forma, ele será negativamente carregado se tiver um excesso de elétrons.
Corpos com "falta" ou "excesso" de elétrons são "corpos eletrizados". Um corpo estará eletrizado positivamente ou com cargas positivas quando estiver com "falta de elétrons" - o número total de prótons supera o de elétrons e, assim, o corpo fica com carga positiva.
Existem três processos de eletrização: eletrização por atrito, eletrização por contato e eletrização por indução.
Um corpo estará eletrizado positivamente ou com cargas positivas quando estiver com "falta de elétrons" - o número total de prótons supera o de elétrons e, assim, o corpo fica com carga positiva. Um corpo estará eletrizado negativamente ou com cargas negativas quando ele apresentar "excesso de elétrons".
Por isso, um corpo é chamado neutro se ele tiver número igual de prótons e de elétrons, fazendo com que a carga elétrica sobre o corpo seja nula.