Resposta: Significa que a cada um segundo a velocidade aumenta em 10m/s. Isto é, um corpo sujeito a essa aceleração de (10 m / s²) tem a sua velocidade aumentada ou diminuída em (10 m / s) a cada segundo que passa.
Essa unidade mede quantos metros por segundo a velocidade de um móvel é alterada a cada segundo. Exemplo: Um móvel que tem aceleração de 5 m/s² tem a sua velocidade aumentada em 5 m/s a cada segundo. Um veículo com aceleração de -3 m/s² tem a sua velocidade retardada em 3 m/s a cada segundo.
Conseguimos facilmente entender que se um carro a 80 km/h constante percorre 80 km a cada 1 hora que passe e esse é o significado dessa unidade de velocidade. Mas quando dizemos que a aceleração da gravidade é de dez metros por segundo quadrado (10 m/s²), pode não soar tão fácil de compreender assim.
A massa é uma das propriedades físicas da matéria. Pode ser entendida como uma expressão de sua inércia ou ainda como a quantidade de matéria que compõe um corpo. A massa de um corpo pode ser definida como uma expressão de sua inércia ou como a quantidade de matéria que compõe esse corpo.
A definição de aceleração é a taxa na qual a velocidade de um objeto muda. Portanto, aceleração constante significa que o objeto está ficando mais rápido ou mais lento na mesma taxa; a mesma mudança de velocidade durante um período de tempo definido.
A Segunda lei de Newton explica que força resultante aplicada a um corpo, é igual ao produto da massa da matéria pela aceleração adquirida. Ou seja, a soma da força vetorial sobre um corpo produzirá uma aceleração desse corpo diretamente proporcional ao seu momento linear.
A gravidade da Terra também é a responsável por manter os gases atmosféricos e por manter todos os seres vivos presos a sua superfície. A intensidade dessa gravidade, medida ao nível do mar, é de aproximadamente 9,8 m/s², no entanto, esse valor pode variar de acordo com a altura.