Os animais homeotérmicos conseguem manter sua temperatura corporal, como é o caso das aves e dos mamíferos. Já os animais heterotérmicos não possuem essa habilidade.
Os animais heterotérmicos, por sua vez, caracterizam por não regularem sua temperatura corporal de maneira individual, dependendo totalmente do ambiente no qual estão inseridos. Esses são os animais conhecidos por ter "sangue frio", como é o caso dos répteis, os anfíbios e os insetos.
No ambiente terrestre, a termorregulação de aves e mamíferos é resultado do balanço entre a geração de calor metabólico e as perdas através da evaporação bem como os processos de convecção e condução.
Animais homeotérmicos ou endotérmicos, como as aves e os mamíferos, são aqueles cuja temperatura corporal interna permanece constante, independentemente das variações da temperatura do meio externo.
Os mamíferos e as aves são classificados como homeotérmicos (endotérmicos) ou animais de sangue quente. Os animais pecilotérmicos (ectotérmicos) ou animais de sangue frio têm temperaturas corporais que variam com a temperatura ambiente (DUKES).