Um dos principais indígenas, hoje, é o da perda da identidade cultural, ou seja, alguns grupos estão perdendo os costumes e as tradições. ... O objetivo era de saber como vivem os indígenas, formas de obtenção de renda, agricultura, processos educacional e cultural, entre outros.
Os índios não tem pelos no corpo porque fazem parte da etnia dos mongoloides, ao qual uma das principais características é a falta de pelos. ... O mesmo ocorre com os índios. Eles não possuem pelos porque não é necessário.
O primeiro contato entre índios e portugueses em 1500 foi de muita estranheza para ambas as partes. As duas culturas eram muito diferentes e pertenciam a mundos completamente distintos. ... Foi assim, que aos poucos, os índios foram perdendo sua cultura e também sua identidade.
Uma parte da sociedade tem uma visão preconceituosa e outras idealizam a cultura desses povos. A definição adotada por um grupo de pessoas pode ser considerado indígena ou não, se estas pessoas se considerarem indígenas, ou se assim forem consideradas pela população que as cerca.
Já o Estatuto do Índio (Lei 6.001/73) define, em seu artigo 3º, indígena como: "...todo indivíduo de origem e ascendência pré-colombiana que se identifica e é identificado como pertencente a um grupo étnico cujas características culturais o distinguem da sociedade nacional."
Têm poucos pêlos no corpo? A característica está ligada aos fatores genéticos e hormonais de cada raça. "Eles têm poucos pêlos no corpo, mas seus cabelos são mais grossos e lisos", diz a dermatologista Denise Steiner. Fatores como clima e alimentação não influem.
Índios brasileiros e povos do sudeste da Ásia e ilhas do Pacífico têm algo mais em comum além dos olhos puxados. É mais um indício de que as Américas foram colonizadas por povos vindos da Ásia, passando pelo Estreito de Bering, há cerca de 11 mil anos. ...
Os índios perderam suas terras e a liberdade para exercer sua cultura. Ainda hoje, o povo indígena luta para ter seu espaço respeitado e apenas deseja que sua cultura não desapareça. "O Brasil é o único país que não dá valor a suas raízes, mas todos são um pouco índios.
Preservar a cultura indígena é reconhecer a contribuição do índio na formação dos diversos aspectos da vida nacional. ... O artigo 231 diz que são reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam.