Os fins justificam os meios é uma famosa frase erradamente atribuída a Nicolau Maquiavel, que significa que qualquer iniciativa é válida quando o objetivo é conquistar algo importante. ... Muitas pessoas criticaram Maquiavel indicando que ele defendia a prepotência e abuso de poder.
"Os fins justificam os meios" significa que para se obter, manter ou mesmo aumentar o poder a ética não é considerada. ... Desde então, os procedimentos sugeridos naquela frase vêm sendo empregados em outras atividades, aquelas em que pessoas de má índole se utilizam de meios sub-reptícios para vencer e/ou chegar ao poder.
O Príncipe Contudo, tal posicionamento nunca foi proferido pelo mestre florentino. "O Príncipe", sua obra mais famosa, é um […] Muitos atribuem a frase "os fins justificam os meios" a Nicolau Maquiavel. Contudo, tal posicionamento nunca foi proferido pelo mestre florentino.
Nicolau Maquiavel A frase aparece em todas as conversas sobre política, seja no balcão do bar da esquina, seja no Congresso Nacional, seja nas universidades. Com frequência, ela é atribuída ao filósofo e político italiano Nicolau Maquiavel (14691527), um dos mais ofuscantes gênios do Renascimento.
Maquiavel: os fins justificam os meios.
Maquiavel defende a ideia de que um estado forte depende de um governante eficaz, e para que ele seja bom, ele deve ter boas habilidades políticas. Para ele, são características relevantes de um bom príncipe, ser bondoso, caridoso, religioso e ter moral.
"O homem esquece mais facilmente a morte do pai do que a perda do patrimônio." "O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem à sua volta." "Tornamo-nos odiados tanto fazendo o bem como fazendo o mal."
A violência se opõe à ética porque trata seres racionais e sensíveis, dotados de linguagem e de liberdade, como se fossem coisas, isto é, irracionais, insensíveis, mudos e inertes ou passivos.
A expressão "os fins justificam os meios", citada textualmente na obra O príncipe, de Maquiavel, indica que a legitimidade de um governo deve ser garantida, mesmo que sejam utilizadas estratégias impopulares, para que, ao fim, sejam garantidos os melhores resultados ao povo.
As principais idéias de Maquiavel: -A suprema obrigação do governante é manter o poder e a segurança do país que governa, ainda que para isso ele tenha que derramar sangue. (Os fins justificam os meios). ... -O príncipe (governante) não precisa ter qualidades, mas sim deixar parecer ao povo que ele tem.