Resposta: Os esportes podem ser entendidos como manifestação da cultura corporal, à medida que: ... Estabelecem relações com a cultura mais ampla e se configuram como produções corporais sistematizadas pelos diversos grupos, sempre com características de competição.
Jogos em geral são uma das manifestações culturais mais antigas da humanidade. Certamente jogos vieram a fazer parte da sociedade antes do cinema, fotografia, teatro, leitura e outras manifestações culturais consideradas importantes, talvez até mesmo precedendo a contação de histórias, pois jogos não exigem linguagem.
As práticas corporais são fenômenos que se mostram, prioritariamente, ao nível corporal e que constituem-se como manifestações culturais de caráter lúdico, tais como os jogos, as danças, as ginásticas, os esportes, as artes marciais e acrobacias, entre outras práticas sociais.
O que se percebe é que o Esporte e a Ginástica continuam a ser os elementos da cultura corporal predominantes nos cursos de formação em Educação Física, seguidos respectivamente por Dança, Jogo e Luta.
No documento, cultura corporal é o resultado da tematização de atividades expressivas corporais como os jogos, danças, lutas, exercícios ginásticos, esportes, malabarismos, mímica entre outros.
Conforme coletivo de Autores (1992), devemos entender como Cultura Corporal, todas as atividades socialmente construídas desde os primórdios da humanidade, que se manifestam através do jogo, do esporte, da luta, da ginástica, da dança e da atividade circense.
As manifestações culturais no espaço urbano podem ser representadas através da linguagem, música, dança, prédios pintados ou grafitados, teatro, ritmo de vida e costumes diferenciados, como demonstrados nas imagens abaixo.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1), nesta etapa os conteúdos devem envolver práticas como jogos, brincadeiras, danças, conhecimentos sobre o corpo, manifestações ginásticas e jogos de oposição aplicados às lutas.
Dentro do contexto da cultura corporal do movimento estão atribuídas as diferentes manifestações corporais, sendo assim, os esportes, jogos, danças, ginasticas, brincadeiras, lutas e rodas exprimem sentido e significado para quem a produziu.
1- O esporte faz parte da cultura corporal, e seu entendimento histórico se faz necessário. ... Nesse contexto, observa-se também o desenvolvimento do esporte. a partir de interesses distintos, conforme a classe social. (b) No início do século XIX, as práticas desportivas não eram organizadas nem tinham.