Desenvolver o homem cultural envolve dar ênfase à capacidade do homem de perceber, analisar, sintetizar e generalizar informações que o mundo oferece, e sobre esse arcabouço elaborar novos conhecimentos que retornem à prática social, modificando-a.
Porém, um ser cultural, é aquele que está inserido tanto na sociedade quanto em algum grupo cultural, e, utiliza linguagens, símbolos e formas de expressão em sua vida. Um ser cultural pode ser tanto aquele que convive com uma determinada cultura quanto aquele que se insere em uma nova através da aculturação.
A natureza é governada por leis de causa e efeito, já a cultura é uma construção própria dos seres humanos. A principal diferença entre os animais e os seres humanos consiste que animais são seres naturais, os humanos são seres culturais, que possuem hábitos e desenvolvem diferentes significados.
O homem é pensante porque foi criado por Deus que é vivo, perfeito e pensa. Quem criou o homem somente pode ser um ente vivo perfeitíssimo é constituído de o atributo pensar! ... Ele é perfeito em si mesmo. Ele é intenso e possui o predicado de pensar e arquitetar uma criação perfeita em absoluto.
As paisagens naturais são as expressões dos elementos da natureza que não se modificaram ou que foram pouco alterados pelo ser humano, como o espaço de uma floresta virgem ou o topo de uma montanha. ... As paisagens culturais – também chamadas de paisagens antrópicas – são as expressões das atividades humanas.
Olá. O comportamento natural ou biológico é aquele em que herdamos por meio da genética, ele surge pela hereditariedade. ... Já o comportamento social permitiu que os indivíduos aprendessem a agir por meio de modos resolvidos na genética. O que determina o seu comportamento é a cultura.
Com a cultura os seres humanos são capazes de: estabelecer condutas que regem a vida em comunidade; expressar-se através de linguagem simbólica e interpretar a realidade; adotar um conjunto de comportamentos que lhe permitem se relacionar com a natureza e transformá-la.
A Antropologia Cultural: diz que o homem é possuidor e criador da cultura, interessando-se pelas idéias, pelas manifestações artísticas revelados no conhecimento a cerca das habilidades, das técnicas, das normas de comportamento e do modo de ser de cada comunidade; Não pare agora...