A quantidade de energia que flui em uma cadeia alimentar diminui à medida que passa de um nível trófico para outro. ... O fluxo de energia é unidirecional, pois a energia disponível para um determinado nível trófico não retorna ao nível trófico anterior.
O fluxo de matéria de um ecossistema é cíclico, pois a matéria dos produtores (seres que produzem o próprio alimento) consumidos pelos consumidores (seres que consomem outros seres para obter alimento) retorna aos produtores, quando os consumidores morrem, são decompostos e sua matéria é utilizada pelos produtores para ...
Em uma cadeia alimentar a energia tem fluxo unidirecional (sempre entra no mundo vivo pelos produtores e segue para os demais níveis tróficos nos alimentos) e decrescente (cada indivíduo consome parte da energia que recebeu para suas atividades metabólicas).
Durante a realização das reações metabólicas dos seres vivos, parte da energia química se transforma em calor, que é liberado para o ecossistema. Assim a energia segue um fluxo unidirecional. ... A matéria orgânica, porém, precisa ser reciclada e nesse processo participam os seres vivos.
O fluxo de energia da cadeia alimentar é cíclico: começa nos organismos produtores e segue para os decompositores, que transformam a matéria orgânica em inorgânica, fazendo com que a energia volte a ser aproveitada pelos produtores.
No fluxo cíclico os elétrons estão repetidamente circulando pelo FSI. Depois que um elétron no FSI é excitado e transferido para a ferredoxina, ele volta para o complexo citocromo na primeira etapa da cadeia de transporte de elétrons.
A transferência de energia na cadeia alimentar é unidirecional, pois cada componente de um nível trófico depende do organismo que faz parte do nível anterior ao seu. ... Dessa maneira, é possível observar que o Sol é a fonte primária de energia da qual todos os organismos dependem para sobrevivência.
A energia solar, captada e transformada pelos produtores, é devolvida ao meio na forma de energia térmica pelos próprios produtores, consumidores e decompositores. Trata-se de um fluxo unidirecional. Além disso, a cada transferência de energia, de um nível trófico para outro, há uma perda na forma de calor.