Brasil Colônia é o período que se estende de 1530, com a missão "exploradora" de Martim Afonso de Souza, a 1815, quando o então Estado do Brasil tornou-se Reino de Portugal, Brasil e Algarves.
atacarem os navios portugueses e comerciarem os índios. O rei de Portugal resolveu colonizar o Brasil, ou seja, enviar portugueses para morar constantemente na terra, por que os portugueses só vinham ao Brasil para retirar riquezas da terra. Por isso, as invasões de piratas eram constantes.
Em 1580, Portugal e todas as suas colônias, inclusive o Brasil, ficaram sob o domínio da Espanha, situação que perdurou até 1640. Este período é conhecido como Unificação Ibérica. Em 1621, ainda sob o domínio espanhol, o Brasil foi novamente dividido em dois estados: o Estado do Maranhão e o Estado do Brasil.
Os anos iniciais da colonização portuguesa, conhecidos como Período Pré-colonial, foram pautados pela exploração do pau-brasil e do trabalho indígena a partir do escambo. O Período Pré-Colonial compreende desde a chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500, até meados da década de 1530.
Momento histórico que durou de 15 O Brasil Colônia é o período que compreende os anos de 15. Esse fato histórico foi iniciado com a primeira expedição realizada por Martim Afonso de Souza, no litoral brasileiro.
O período colonial brasileiro foi de 15 e se caracterizou, principalmente, pelo controle político e econômico de Portugal. Nesse período, as terras brasileiras serviram também de local para a coroa portuguesa enviar os degredados.
Pedro I. A independência do Brasil foi o processo histórico de separação entre Brasil e Portugal que se deu em 7 de setembro de 1822. Por meio da independência, o Brasil deixou de ser uma colônia portuguesa e passou a ser uma nação independente.
História colonial do BrasilBrasil ColôniaColônia (Reino de Portugal) 22 de abril de 1500Descobrimento do Brasil pelos portugueses 16 de dezembro de 1815Elevação a ReinoMoedaRéis