Estrutura fundiária é a forma como as propriedade rurais estão distribuídas, de acordo com suas dimensões. ... Já os países subdesenvolvidos como o Brasil, possuem uma estrutura fundiária concentrada na mão de proprietários com grandes extensões de terras.
A desigualdade estrutural fundiária brasileira configura como um dos principais problemas do meio rural, isso por que interfere diretamente na quantidade de postos de trabalho, valor de salários e, automaticamente, nas condições de trabalho e o modo de vida dos trabalhadores rurais. ...
A concentração de terras é o processo que afeta especialmente os países do Sul e pelo qual corporações transnacionais, governos estrangeiros, fundos de pensão, pessoas ricas, estão obtendo concessões ou comprando grandes extensões de terras, incluindo as florestas, para dar lugar a agricultura industrial, mineração, ...
Estrutura Fundiária é o modo como as propriedades agrárias estão distribuídas e organizadas em um determinado país ou espaço. Para se conhecer a estrutura fundiária de um país, leva-se em consideração a quantidade, o tamanho e a distribuição social das propriedades rurais na área analisada.
A estrutura fundiária do Brasil é caracterizada pela acumulação de terras por parte dos grandes latifundiários. Esse cenário teve origem no Brasil Colônia e ainda excita amplas discussões. A organização fundiária de um país é analisada de acordo com a dimensão e distribuição das porções de terra.
Com a adoção do sistema de sesmaria, a Coroa Portuguesa pretendia cultivar as terras de sua colônia na América e povoar o novo território recém-conhecido. Sesmaria era um lote de terras distribuído a um beneficiário, em nome do rei de Portugal, com o objetivo de cultivar terras virgens.
Maior concentração de terras revelada pelo Censo Agropecuário incentiva desmatamento e conflitos. Maior percentual de área dedicada à agricultura nas mãos de menor número de proprietários de terras.