Mesmo sendo tradicionais, essas manifestações populares são vivas! Ou seja, elas se transformam com o passar do tempo, num processo fantástico de atualização e renovação, e são fontes para novas criações. Muitos artistas estudam passos, gestos e movimentos de danças tradicionais para reinventá-los em obras originais.
Resposta: Pois nelas as pessoas podem se expressar, dançando como acham que devem, estão completamente relacionadas as outras artes pela livre forma de expressão.
Muitas vezes como ritual de agradecimento aos deuses, como forma de expressão de sentimentos, como indignação ou felicidade, ou, ainda, como manifestação do conhecimento, acerca de acontecimentos que deixaram marcas.
Os principais elementos da cultura regional são: festa do divino, festejos da páscoa e dos santos padroeiros, congada, cavalhadas, bumba meu boi, carnaval, peão de boiadeiro, dança de velhos, batuque, samba de lenço, festa de Iemanjá, folia de reis, caiapó.
Nesse sentido, nela se atribuem aspectos religiosos, do cotidiano, lendas ou fatos históricos, e são uma das principais manifestações culturais. Geralmente, as danças e manifestações folclóricas acontecem para se demonstrar gratidão e afeto à cultura, preservando a história de um povo.
As danças folclóricas, nesse sentido, são entendidas como expressões populares do sistema de crenças, valores e significados compartilhadas por grupos sociais em contextos específicos. Portanto, de modo geral, são danças baseadas em lendas, histórias, cultos a divindades, datas comemorativas e festejos típicos.
O que temos então, é o alívio de tensões e estresse, aumento da autoconfiança e autoestima, sensação de alegria e leveza. E na minha opinião, o mais interessante, é que a dança nos conduz a uma maior conexão, não só com o outro, mas principalmente com o nosso corpo, com nosso espaço interno.
A dança é um elemento da Cultura Corporal e está presente em nosso cotidiano, sabemos que essa constituição é histórica e que remonta a pré-história. Todos os povos possuem formas de se expressar, e a dança é fruto dessa expressão.