O equilíbrio mecânico acontece quando a força resultante que atua no sistema é nula ou, em outras palavras, quando o somatório das forças aplicadas ao sistema é igual a zero. Pode-se dizer também que as forças se equivalem e como não há superposição de uma sobre a outra a resultante é zero.
Para esse caso, o equilíbrio seria dado por: Mpm+MpM+Mpb+MN=0, sendo Mpm = Momento do peso do corpo de massa m; MpM = Momento do peso do corpo de massa M; Mp = Momento do peso da barra; MN = Momento da força Normal. Sendo Pm = peso do corpo de massa m; PM = peso do corpo de massa M.
Obedecendo a essas condições, o equilíbrio mecânico pode ser classificado de duas formas: Equilíbrio estático: quando o corpo em equilíbrio está em repouso; Equilíbrio dinâmico: quando o corpo está em movimento uniforme, ou seja, com velocidade constante.
Para que um sistema esteja em equilíbrio, é necessário que não haja rotação, portanto, a soma dos torques que atuam sobre o sistema deve ser nula.
Um corpo está em equilíbrio estático quando a resultante E o momento resultante de todas as forças que atuam sobre ele for igual a zero.
Dependendo do comportamento de um objeto após ser retirado de sua posição inicial, podemos classificar seu equilíbrio em três tipos diferentes: estável, instável e indiferente.
Para chegar à fórmula ponto de equilíbrio, basta dividir os custos fixos pela margem de contribuição e então multiplicar por 100 para achar a porcentagem.
Quais são as equações de equilíbrio? Sabemos que a resultante livre é igual à soma das forças componentes do sistema e que o momento resultante é igual à soma dos momentos das forças componentes do sistema.
Na Física são considerados dois tipos de equilíbrio, o equilíbrio estático que determinado pelo corpo em repouso, ou seja, com velocidade nula e o equilíbrio dinâmico em que corpo possui velocidade constante. Nos dois tipos de equilíbrio temos que a força resultante que atua sobre ele é nula.
1) Equilíbrio Estável: Se um objeto, após ser afastado de sua posição de equilíbrio, retornar a ela, dizemos que há equilíbrio estável. ... 3) Equilíbrio Indiferente: Quando um objeto tem a sua posição alterada e, mesmo assim, mantém a sua situação de equilíbrio, dizemos que existe o equilíbrio indiferente.