A União Económica e Monetária (UEM) é o resultado de uma integração económica progressiva da UE, sendo uma expansão do mercado único da UE, com regulamentações comuns dos produtos e a livre circulação de bens, capitais, trabalhadores e serviços. ... Na UEM não existe um governo económico central.
União Política e Monetária: consiste em um mercado comum que ampliou ainda mais o seu nível de integração, que passa a alcançar também o campo monetário. Adota-se, então, uma moeda comum que substitui as moedas locais ou passa a valer comercialmente em todos os países-membros.
Uma união económica e monetária ou união econômica e monetária é um mercado comum dotado de uma moeda única. ... Consiste na coordenação das políticas econômicas dos países membros e na criação de um único banco central para emitir a moeda que será utilizada por todos, que é o caso da União Europeia.
Benefícios da União Monetária Reduz os custos das transações financeiras. Facilita o deslocamento entre os indivíduos pertencentes aos países envolvidos, incentivando o turismo nessas regiões e por consequência, desenvolvendo a economia. Elimina os custos relacionados à conversibilidade das moedas.
A expressão união aduaneira simboliza uma associação de um grupo de países que se caracteriza por dois pontos: a adoção de uma tarifa externa comum e a livre circulação das mercadorias oriundas dos países associados.
O Tratado de Maastricht foi assinado em 1992 e deu origem ao que hoje é a União Européia. Com a queda do Muro de Berlim e o fim da Guerra Fria o embate de décadas entre o comunismo e o capitalismo praticamente chegou ao fim, resultando na vitória do capitalismo.
Várias são as vantagens para um país de se integrar a um bloco, como a eliminação de tarifas e barreiras alfandegárias e a garantia de desenvolvimento do comércio interno e externo. Por outro lado, algumas desvantagens emergem, como o impedimento de algumas parcerias comerciais.
Paz e segurança A UE é o projeto de paz mais bem sucedido da história da humanidade, tendo sido distinguida com o Prémio Nobel da Paz. Os europeus estão unidos pela economia e pela cultura, mas também pelos valores democráticos que partilham.