A religião é o ópio do povo. A abolição da religião enquanto felicidade ilusória dos homens é a exigência da sua felicidade real. O apelo para que abandonem as ilusões a respeito da sua condição é o apelo para abandonarem uma condição que precisa de ilusões.
1 Farm Mistura que se extrai da papoula ( Papaver somniferum ), rica em alcaloides, de ação analgésica e narcótica, utilizada também na preparação de morfina, heroína etc.; anfião.
10 sinônimos de Ópio para 1 sentido da palavra Ópio: Substância que provoca entorpecimento: 1 analgésico, droga, entorpecedor, entorpecente, estupefaciente, hipnótico, narcótico, paliativo, sonífero, soporífero.
Entendido como um AIE, o futebol contribuiria, segundo Roberto Ramos (1984), para mistificar a realidade, legitimando o capitalismo. ... Não à toa, o futebol é visto, aqui, por meio da metáfora do ópio do povo. Metáfora que posiciona o torcedor como um adicto. Posicionamento que possui implicações ideológicas importantes.
Efeitos da droga ópio Combate a tosse, sendo por isso muito usado em xaropes e remédios contra tosse; Induz um estado de calmaria onde realidade e sonho se misturam; Afeta a inteligência; Diminui o sistema natural de defesa do corpo, havendo maior risco de doenças.
A palavra ópio em grego significa suco, o qual é obtido realizando-se incisões na cápsula de uma planta quando ainda verde, denominada Papaver somniferum, mais popularmente conhecida como papoula do Oriente, que é originária da Ásia Menor e cultivada na China, Irã, Índia, Líbano, Iugoslávia, Grécia, Turquia e sudoeste ...
Nelson Rodrigues Não sei se foi Nelson Rodrigues a cometer a frase de que o futebol é o ópio do povo. Sei que o futebol monopoliza a atenção de bilhões de pessoas e muitas vezes já foi utilizado por governos. Nos anos de chumbo surgiu a estratégia do "onde a Arena vai mal, mais um time no Nacional."
Os defensores do futebol, como ópio do povo, entendiam este esporte como uma das possibilidades de veiculação ideológica do pensamento da classe dominante. Na década de 70, para neutralizar a oposição ao regime, o governo fez uso de vários instrumentos de coerção.
O uso do ópio foi espalhado no Oriente, mascado ou fumado. Esse provoca euforia, dependência física, seguida de decadência física e intelectual. Os efeitos físicos decorrentes da utilização do ópio são: náuseas, vômitos, ansiedade, tonturas e falta de ar. O efeito dura de três a quatro horas.