Significa dizer que a ética proveniente dos pensamentos de Sócrates tem relação direta com os processos de racionalização da vida em sociedade, sendo assim não fruto do mero conhecimento empírico, mas das relações lógicas formuladas a partir do contexto social em que se inserem os indivíduos da pólis.
A Ética de Sócrates e Platão A ética socrática reside no conhecimento e em vislumbrar na felicidade o fim da ação. Essa ética tem por objetivo preparar o homem para conhecer-se, tendo em vista que o conhecimento é a base do agir ético. ... Trata-se da ética do respeito às leis,e, portanto, à coletividade.
É a doutrina que procura a mediania entre racionalismo e o empirismo ( foi uma teoria do conhecimento que afirma que o conhecimento vem apenas ou principalmente , a partir da experiência sensorial .), tendo levemente para o último . Segundo ela , a consciência cognoscente lê na experiência os conceitos .
As questões socráticas podem ser consideradas como fundamento da ética ou filosofia moral porque procuram definir o campo no qual os valores morais podem ser estabelecidos além de tentar encontrar seu ponto de partida que, para Sócrates, é a própria consciência do agente moral.
Maiêutica e ética A maiêutica, enquanto modo de chegar-se ao conhecimento, é em si uma postura ética. Para Sócrates, a ação eticamente correta somente seria possível por meio do conhecimento. O conhecimento verdadeiro, sem meios de enganação, é aquele que permite o agir ético e a postura ética em relação à vida.
O termo unívoco é dado àquilo que não pode ser interpretado de mais de uma maneira, ou seja, que tem apenas um jeito certo de se compreender. A liberdade não é unívoca porque diferentes indivíduos e escolas filosóficas constroem diferentes noções a respeito deste conceito, um dos mais explorados pela filosofia.
A ética de Aristóteles (3 a.C.) é uma teoria da virtude, isso quer dizer que os princípios éticos estão determinados pelo caráter, ou melhor, pelo caráter virtuoso de uma pessoa. ... Para ele, a busca pela felicidade faz parte da natureza humana e essa felicidade só pode ser alcançada a partir da virtude.
Ética, enquanto disciplina, busca o entendimento da interação entre os seres humanos, a distinção entre o bem e mal. Tem fundamentação científica e teórica. Explicando a ética como uma parte da filosofia, ela é o conjunto de valores e princípios que fazemos uso na nossa conduta.
Sua contribuição para a ética se baseia na concepção didática de conceitos. Platão acreditava que a ética consiste em na busca pela felicidade por meio não somente do indivíduo, pois um indivíduo não pode ser feliz em uma comunidade viciosa, mas também a coletividade devem alcançar tal felicidade.
Seu axioma fundamental é o seguinte: nihil est intellectu quod prius non fuerit in sensu ("nada está no intelecto que não tenha passado pelo sentido").