A polaridade molecular depende da diferença de eletronegatividade entre os átomos, assim como a geometria molecular. ... Exemplificando, a molécula de água é polar pelo fato de que o oxigênio não compartilha todos os elétrons com o hidrogênio, caracterizando a presença de um par de elétrons desemparelhados.
A ligação covalente da água forma um ângulo de 104,5° que promove a polarização da molécula. Observa-se que, ao interagirem, o átomo de oxigênio atrai de maneira mais intensa os elétrons do que o hidrogênio, o que gera uma carga parcial positiva no hidrogênio e uma negativa no oxigênio (veja figura a seguir).
O oxigênio atrai elétrons muito mais fortemente que o hidrogênio, levando a uma carga resultante positiva nos átomos de hidrogênio e a uma carga resultante negativa no átomo de oxigênio. A presença de carga nesses átomos dá à água um "momento dipolo".
Já outra propriedade que a água possui é a constante dielétrica. Ela está relacionada a um grupo que envolve várias moléculas de água e varia com a temperatura, por exemplo, a água possui constante dielétrica de 88 a 0 ºC, de 78,5 a 25 ºC e de 55, ºC.
Importante: a água é considerada um solvente universal pela sua capacidade de dissolver grande parte das substâncias. Além disso, ela é capaz de fazer dissolução de substâncias nos estados sólido, líquido e gasoso.
HO2 é dióxido de hidrogênio ou o que é o mesmo que uma molécula de hidrogênio e oxigênio 2, segurmanete você confunde com H2O, que é a fórmula química de algo mais comum, como se fosse água.
Um dipolo é um sistema neutro que compreende duas partes com carga oposta. Por exemplo, uma molécula de água é neutra como um todo, mas uma de suas extremidades é carregada positivamente enquanto a outra é carregada negativamente.
Dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio representam a composição química da molécula da água. ... A partir daí, a molécula de água exibe uma região positiva, os hidrogênios, e uma negativa, o oxigênio, dando origem a uma molécula polar e/ou dipolo.