[Química] Fazer sublimação; ocasionar a passagem do estado sólido para o gasoso: sublimavam a naftalina; o gelo sublimou-se. Purificar; separar-se daquilo que é impuro: sublimava os sentimentos.
Dizer que um material sublimou significa que ele foi do estado sólido ao estado gasoso. Sublimação é o processo onde um objeto, no caso, um material passa diretamente da fase sólida para a fase gasosa.
Significado de condensar Tornar mais denso, reduzir a menor volume; engrossar: condenar as linhas de uma pintura; as sombras se condensaram. Liquefazer um gás por resfriamento ou compressão: o frio condensa o vapor de água; o vapor se condensou.
Assim que o gelo seco entra em contato com água, ele começa a derreter bem mais rápido. É por isso que ele forma aquelas "fumaças", que na verdade são névoas causadas pela combinação de gás carbônico e água.
O derretimento do gelo é um exemplo de transformação física da matéria. A fusão é a transformação física da matéria do seu estado sólido para o estado líquido. Esse processo ocorre quando a matéria é submetida a uma determinada pressão, que recebe calor (energia) e sua temperatura alcança um valor.
Significa falar que deixou de ser um material solido e se tornou um gás, é uma reação geralmente lenta. A sublimação é a passagem do estado solido para o gasoso, por exemplo, a naftalina estava simplesmente se tornando gás.
A palavra material provém do termo latim materiālis e diz respeito àquilo que pertence ou é relativo à matéria, opondo-se assim ao espiritual e ao moral. No entanto, o conceito tem diferentes acepções consoante o contexto. Para a ciência, um material é qualquer conglomerado de matéria ou de massa.
o dioxido de carbono solido, populamente conhecido por gelo-seco é muito utilizado em eventos devidos ao fato de sofre sublimação -- passagem direta do estado solido para o gasoso -- , gerando ao seu redor uma névoa branca intensa .
Tudo se deve à transformação: o gelo muito resfriado quando sofre mudanças bruscas de temperatura (aquecimento) torna-se um gás de dióxido de carbono. Quando o ar quente (temperatura ambiente) passa sobre o gelo-seco, forma-se uma densa nuvem branca, que permanece ao nível do chão em razão da diferença de densidade.