A definição do Ser para Parmênides é um dos pontos mais importantes de seu poema Sobre a Natureza. Para ele, o Ser é um, imperecível e indivisível. ... O pensamento da escola eleática, dos quais também são representantes Melisso e Zenão, é marcado por não procurar uma explicação da realidade baseada na natureza.
Dizemos, em lugar da expressão de Heráclito: O absoluto é a unidade do ser e do não-ser. Se ouvimos aquela frase "O ser não é mais que o não-ser", desta maneira, não parece, então, produzir muito sentido, apenas destruição universal, ausência de pensamento.
"É impossível o mesmo ser e não ser no mesmo, ao mesmo tempo segundo o mesmo"2. A comparação é um expediente válido dentre os métodos científicos. Por ela compreendemos melhor os fenômenos, uma vez que é possível traçar fronteiras, determinar pontos de aproximação e de divergência entre os fatos.
Nietzsche descreve assim Parmênides de Eléia (cerca de 5 a. ... Daí Parmênides conclui que só o ser é - e que o não-ser não é. Dessa verdade ele deduz outras: 1) O ser é todo inteiro - se o ser tivesse partes, algo nele seria separado, não fazendo parte do ser, mas isso seria não-ser.
O problema legado à posteridade foi o problema do erro. Para que o erro e a mentira existam, é necessária a existência do "não ser". ... A resposta de Parmênides foi que o não ser, que permitia o erro e a mentira, era apenas uma ilusão causada pela opinião e pelos sentidos.
O Principio da Não Contradição é a segunda das Três Leis Clássicas do Pensamento, em sua formulação mais simples, determina que duas afirmações contraditórias não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo sob o mesmo aspecto.