Segundo a própria ONU, "os direitos humanos incluem o direito à vida e à liberdade, à liberdade de opinião e de expressão, o direito ao trabalho e à educação, entre e muitos outros. ... Ou seja, os Direitos Humanos defendem o direito de dignidade durante a vida de qualquer indivíduo.
Assim sendo, quando se pronuncia a frase direitos humanos para humanos direitos, ou mesmo a infame direito dos manos, o que se faz, na realidade, é excluir os outsiders, excluir aqueles que não se encaixam em um dado padrão de vida.
No caso do Brasil, o governo americano cita como principais violações os assassinatos ilegais ou arbitrários cometidos pela polícia, atos generalizados de corrupção e violência contra jornalistas, ativistas, minorias étnicas, membros da comunidade LGBT e mulheres.
Os Direitos Humanos são uma categoria de direitos básicos e inalienáveis. ... Possuem como objetivo garantir direitos fundamentais, como a vida, a liberdade, a saúde e a segurança das pessoas, bem como o direito à defesa e ao justo julgamento a quem seja acusado de um crime.
Os direitos apresentados nos artigos vão dos mais básicos, como o direito à vida, à liberdade, à integridade física e à saúde, até os direitos políticos, jurídicos, a liberdade de expressão e o direito pela educação. Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos.
De acordo com o documento, todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade de direitos. Ou seja, ninguém pode ser mantido como escravo ou ser submetido a tortura e tratamentos cruéis. Ele defende que todo indivíduo tem direito à vida, à liberdade, à segurança, entre outros.
Por essa lógica, entende-se que a justiça social é um mecanismo que busca fornecer o que cada cidadão tem por direito: assegurar as liberdades políticas e os direitos básicos, oferecer transparência na esfera pública e privada e oportunidades sociais.
Confira os 6 direitos mais violados no Brasil.
São exemplos de direitos humanos o direito à vida, direito à integridade física, direito à dignidade, entre outros. Quando os direitos humanos são firmados em determinado ordenamento jurídico, como nas Constituições, eles passam a ser chamados de direitos fundamentais.