A tenosinovite estenosante dos flexores, conhecida como dedo em gatilho, é uma condição caracterizada por dor no trajeto dos tendões flexores associada à dificuldade de flexão ou travamento do movimento dos dedos, que podem permanecer em posição de flexão.
M653 - Dedo em gatilho - HiDoctor CID-10. Definição: Distúrbio doloroso na mão afetando o dedo ou o polegar. É causado por pinçamento mecânico dos tendões flexores digitais à medida que passam através da roldana retinacular estreita ao nível da cabeça metacarpal.
Definição: Inflamação do revestimento sinovial de uma bainha do tendão. Entre as causas estão trauma, estresse no tendão, doença bacteriana (gonorreia, tuberculose), doença reumática e gota.
Como é feito o tratamento
A causa do dedo em gatilho é desconhecida. O dedo em gatilho é frequente entre pessoas com artrite reumatoide ou diabetes. O uso repetitivo das mãos (como pode ocorrer ao utilizar tesouras pesadas de jardinagem) torna o desenvolvimento do dedo em gatilho mais propenso.
CID 10 M65. 3 Dedo em gatilho – Doenças CID-10.
M65 - Sinovite e tenossinoviteCID 10 - M65Sinovite e tenossinoviteCID 10 - M65.0Abscesso da bainha tendíneaCID 10 - M65.1Outras (teno)sinovites infecciosasCID 10 - M65.2Tendinite calcificadaCID 10 - M65.3Dedo em gatilho
Sinovite é uma inflamação da membrana sinovial de uma articulação, enquanto que tenossinovite é um processo inflamatório ou infeccioso da bainha que recobre o tendão (bainha tendínea).
Com um programa de exercícios, crochetagem, banho de parafina, laser, ultrassom e alongamentos, a fisioterapia contribui ao fortalecer os músculos responsáveis por esticar a mão e os dedos, ao manter a mobilidade e ao aliviar o inchaço e a dor.