Sindactilia é uma anormalidade embriológica que resulta na visível união entre dois ou mais dedos das mãos ou dos pés. A fusão ocorre tanto em partes moles, de fácil intervenção cirúrgica, como fusão óssea (sinostose).
A sindactilia é um termo utilizado para descrever uma situação, muito comum, que acontece quando um ou mais dedos, das mãos ou dos pés, nascem grudados.
Os procedimentos cirúrgicos descritos são diversos e dependem do tipo de sindactilia. Geralmente, são utilizados retalhos vascularizados dorsais, incisões em Z-plastia interdigitais e enxertos de pele de espessura completa.
A sindactilia isolada é rara e ocorre em 3 pessoas a cada 100 mil entre os dedos médio e anular das mãos e em 12 pessoas a cada 100 mil entre o segundo e o terceiro dedos dos pés. "Também pode acontecer associada a outras alterações, o que chamamos de síndrome, e nesses casos pode ser ainda mais rara", explica.
A clinodactilia é uma curvatura de um dedo da mão ou do pé que afeta numa incidência que varia entre 1% e 19,5%. É uma malformação congênita menor (defeito congênito).
O procedimento é feito geralmente em mais de uma etapa. O custo do tratamento gira em torno de R$ 7.000,00.
A polidactilia é uma deformidade que acontece quando nasce um ou mais dedos extras na mão ou no pé e pode ser causada por modificações genéticas hereditárias, ou seja, os genes responsáveis por essa alteração podem ser transmitidos de pais para filhos.
Não existe monitorização ou tratamento específico que seja aplicável a todas as formas de braquidactilia. A cirurgia plástica está indicada se a braquidactilia afetar a função global da mão ou por razões estéticas, mas geralmente não é necessária. A fisioterapia e a ergoterapia podem melhorar a função da mão.
Olá, Sidactilia e uma má formação congênita que se caracteriza pela junção de dois dedos. O procedimento é feito geralmente em mais de uma etapa. O custo do tratamento gira em torno de R$ 7.000,00.