O mesmo que liminar. É um ato de precaução. É o pedido para antecipar os efeitos da decisão, antes do seu julgamento. É concedida quando a demora da decisão causar prejuízos (periculum in mora).
Como derrubar uma medida cautelar?
As medidas cautelares, em regra, conservam a sua eficácia enquanto pendente o processo principal, mas "podem, a qualquer tempo, ser revogadas ou modificadas" (CPC, art. 807). O procedimento para a revogação deve ser o mesmo para a sua concessão.
Como saber se tenho medida cautelar?
Requisitos da medida cautelar É a análise de que o pedido feito possui uma fundamentação jurídica válida e adequada. Perigo de dano iminente (periculum in mora): necessidade da comprovação de que o direito está ameaçado e pode sofrer um dano irreparável.
O que é medida cautelar pessoal?
Tratam de medidas que possuem a finalidade de substituir o cárcere cautelar com menor dano para a pessoa humana. Sua decretação está condicionada à presença do fumus comissi delicti e de uma das hipóteses que autorizam a prisão preventiva.
Quando o juiz pode revogar a medida cautelar?
§ 5o O juiz poderá revogar a medida cautelar ou substituí-la quando verificar a falta de motivo para que subsista, bem como voltar a decretá-la, se sobrevierem razões que a justifiquem.
Quais são as medidas cautelares no processo penal?
O Código de Processo Penal prevê algumas medidas cautelares. Ou seja, medidas que visam a garantia do processo, antes da sentença penal. Entre as medidas cautelares mais comuns, estão algumas espécies de prisões processuais, como a prisão em flagrante e a prisão preventiva por exemplo.
Quando é feita a concessão da medida cautelar?
Quando o pedido de concessão da medida é feito, o julgador deve analisar e confirmar a presença destes dois requisitos. A lei determina que a parte que recebe a medida cautelar antes da ação principal tem 30 dias (a partir da concessão da proteção) para ajuizar a ação na justiça.
Como decretar uma medida cautelar no processo penal?
A lei prevê dois requisitos para a decretação de uma medida cautelar no processo penal: adequação da medida aplicada às circunstâncias do crime cometido, à gravidade do fato e às condições pessoais do acusado. A prisão preventiva, por exemplo, somente deve ser determinada se não puder ser substituída por outra medida cautelar.
Quando são requeridas as medidas cautelares?
As Medidas Cautelares poderão ser "Preparatórias", quando são requeridas antes da propositura do processo principal, ou ainda "Incidentes", quando são requeridas depois de proposto o processo principal.
Quando deve ser concedida medida cautelar?
Cabe à parte propor a ação, no prazo de 30 (trinta) dias, contados da data da efetivação da medida cautelar, quando esta for concedida em procedimento preparatório. Art. 807.