O gravame é um registro realizado no DETRAN (Departamento Nacional de Trânsito) exclusivo para veículos que foram comprados por meio de financiamento. Isso quer dizer que esse é um modo de organizar os registros e evitar que os contratantes vendam ou que você compre sem que as financeiras fiquem sabendo.
Esse processo diz, popularmente, que o automóvel está alienado ao contrato. ... O Sistema Nacional de Gravame (SNG) comunica ao Detran que determinado carro não está autorizado a ser transferido, pois há sobre ele o que chamamos de alienação fiduciária.
Para o serviço de baixa ou de inclusão de gravame é necessário apresentar alguns documentos:
Consultar gravame de um veículo é algo bem simples, basta saber o número da placa e o número do RENAVAM. Com esses dados é realizada uma pesquisa em tempo real de forma on-line, na qual é possível identificar o status do automóvel.
Quando um veículo está alienado a um contrato (é o termo usado nesse tipo de situação), um registro é feito no Departamento Nacional de Trânsito como uma restrição de transferência. Esse é o gravame.
Como ver o gravame do veículo? Consultar gravame de um veículo é algo bem simples, basta saber o número da placa e o número do RENAVAM. Com esses dados é realizada uma pesquisa em tempo real de forma on-line, na qual é possível identificar o status do automóvel.