A expressão "passar o bizu", equivalente a dar uma informação ou "dica" que resolva um problema, é originada da expressão "passar o Bézout", que foram os primeiros livros de aritmética e álgebra (e durante muito tempo os únicos) utilizados na instrução militar e ensino superior em Portugal e no Brasil.
Esse contato estreito dos militares com a floresta fez surgir uma gíria: "Selva!" é usado por soldados e majores como forma de cumprimento, interjeição. A expressão substitui "OK", "Tudo bem"…
É estar pronto para qualquer missão. Utilizado nos quartéis.
Segue ordem de um Superior, para impor respeito e restaurar a Ordem.
Emprega-se a propósito de testemunhas "oculares" por oposição a testemunhas "de auditu" (que não presenciaram os factos mas só ouviram algo).
Biso vem do verbo bisar. O mesmo que: repito.
Significado de Selva substantivo feminino Mato natural; bosque, floresta. [Figurado] Grande quantidade de coisas emaranhadas. [Figurado] Ambiente social, coletividade em que predominam rivalidades hostis, disputas acirradas.
Conta-se que na época da sua criação, em seus primeiros dias, o Centro de Instrução de Guerra na Selva não tinha ficha de viatura, fazendo com que o militar do portão das armas perguntasse o destino das viaturas que saiam do quartel. Quase sempre, recebia uma resposta apressada e lacônica — Selva!
Zulu são coordenadas de tempo. Um dos vários nomes para às 24 horas do dia, usado pelas comunidades científicas e militares.
A palavra hope é muito conhecida por conter o sentido de esperança quando usada como substantivo.