Processo para separar diferentes substâncias dissolvidas, fazendo-as atravessar uma membrana; as substâncias cristaloides atravessam facilmente a membrana, enquanto as coloides não a atravessam ou apenas a atravessam muito lentamente, princípio em que se baseia o rim artificial.
A diálise é um processo artificial para remover os resíduos e excesso de líquidos do corpo, um processo que é necessário quando os rins não estão funcionando adequadamente.
O objetivo da diálise é substituir parcialmente as funções dos rins, removendo as toxinas e o excesso de líquido do corpo. Na diálise peritoneal, feita na casa do paciente, o peritônio (membrana que reveste a cavidade e órgãos abdominais) atua como um filtro.
A palavra Hemodiálise é conhecida por muitas pessoas, mas poucas sabem o que realmente é o tratamento de hemodiálise. ... A hemodiálise é um tratamento que realiza a filtragem das substâncias indesejáveis do sangue através de uma máquina, ou seja, o procedimento funciona como um rim artificial.
Hemodiálise - Uso de um equipamento específico que filtra o sangue diretamente e o devolve ao corpo do paciente com menos impurezas. Diálise peritoneal - Uso de equipamento específico que infunde e drena uma solução especial diretamente no abdômen do paciente, sem contato direto com o sangue.
A diálise peritoneal é boa para pessoas pequenas, com até 80kg. Além disso, existe um exame para determinar se o paciente é um bom transportador ou seja, se ele consegue fazer as trocas no peritônio de uma maneira eficaz.
Dá para dizer que homens com creatinina acima de 1,6 mg/dl e mulheres com valores acima de 1,3 mg/dl geralmente têm função renal reduzida, independentemente da idade — logo, são níveis que indicam a presença da doença.
Hemodiálise é um procedimento através do qual uma máquina limpa e filtra o sangue, ou seja, faz parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. O procedimento libera o corpo dos resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos.