Portanto, dizer "cuspiu no prato em que comeu", com a preposição "em" antes de "que", significa cuspir no prato que acabou de usar para comer o que nele havia. E dizer "cuspiu no prato que comeu" significa cuspir no recipiente do qual se retirou a comida e no qual ainda há conteúdo.
Ser ingrato; falar mal de algo ou alguém que já lhe ajudou.
Esse ditado popular quer dizer que alguém, por ingratidão, desfaz ou trata com desdém uma fonte que, originalmente, a beneficiou. Em Inglês, a expressão idiomática equivalente é: bite the hand that feed you (ou morder as mãos que o alimenta – em uma tradução literal). ...
1. Quem cospe para cima na cara lhe cai. Expressão popular que passa a mensagem de não fazer mal ao próximo, porque volta para você.
Significado de Guspir verbo Grafia correta: cuspir.
1. Quem cospe para cima na cara lhe cai. Expressão popular que passa a mensagem de não fazer mal ao próximo, porque volta para você.
cospe Cospe vem do verbo cuspir. O mesmo que: escarra, esputa, saliva, arremessa, ofende, lança. Expelir cuspe, saliva em algo ou em...
Às vezes chamada de hipersalivação, a produção de saliva em excesso pode fornecer pistas importantes sobre nossa saúde geral. Por ser geralmente um efeito colateral de outra doença, você deve sempre procurar orientação de um médico ou dentista se achar que sua boca produz muita saliva.
verbo transitivo indireto Dirigir ultrajes, ofensas: cuspiu-lhe o desprezo que lhe votava. [Figurado] Proferir ameaças, injúrias etc.: cuspir pragas. Etimologia (origem da palavra cuspir).
A palavra "guspir" é utilizada popularmente, mas não existe no VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras). Cuspir significa: expelir saliva; lançar da boca (comida, sangue etc.); dirigir palavras geralmente ríspidas.