O que significa cristais de cistina?

O que significa cristais de cistina?

Cistinuria é um defeito hereditário dos túbulos renais em que a reabsorção de cistina (o homodímero do aminoácido cisteína) está prejudicada, a excreção urinária está aumentada e cálculos de cisteína se formam no trato urinário.

O que é o exame de cistina?

- Este exame tem utilidade na investigação de indivíduos com calculose renal, uma condição que pode ser causada por cistinúria, que é um defeito geneticamente determinado do transporte dos aminoácidos dibásicos cistina, ornitina, lisina e arginina.

Como cistinúria?

Cistinúria

  • A cistinúria é uma doença hereditária rara caracterizada pelo distúrbio do transporte de aminoácidos nos túbulos renais causando pedras nos rins. ...
  • Assim como as demais doenças hereditárias, a cistinúria é transmitida de pais para crianças por meio de um defeito em seus genes.
  • O que significa cristais amorfos na urina?

    Os uratos amorfos correspondem a um tipo de cristal que pode ser identificado no exame de urina e que pode surgir devido ao resfriamento da amostra ou devido ao pH ácido da urina, sendo muitas vezes possível observar no exame a presença de outros cristais, como cristal de ácido úrico e de oxalato de cálcio.

    O que significa cristais ausentes?

    Se no seu exame de urina rotina, está descrito cristais amorfos: ausente, significa que esta característica do seu exame está normal. No entanto, não é possível concluir nada apenas com o resultado de um exame, sem o médico conhecer a história e exame físico do paciente.

    Para que serve o exame de urina de 24 horas?

    O exame de urina de 24 horas serve para avaliar a função dos rins para detectar possíveis alterações renais através da determinação da quantidade de algumas substâncias na urina como: Clearance de Creatinina que avalia a taxa de filtração dos rins.

    Quais genes podem estar mutados em indivíduos acometidos por Cistinúria?

    São dois os genes implicados na etiologia da Cistinúria: SLC3A1 e SLC7A9.

    Por que a cistina é importante para a saúde?

    • A cistina está muito presente na alfa-queratina, a proteína básica de construção das unhas, cabelos e pele. O suprimento adequado de cisteína garante a matéria-prima para que o organismo sintetize alfa-queratina em quantidades adequadas para manter sua saúde e vitalidade.

    Quais os alimentos ricos em cistina?

    • Fontes alimentares ricas em cistina, ou cisteína, incluem os alimentos ricos em proteínas, como carnes, aves, ovos, peixes e produtos lácteos, as fontes vegetais incluem semente de girassol, nozes e soja. Brócolis, pimentão vermelho e amarelo, cebola e alho também contém o aminoácido, porém em menores quantidades.

    Por que o termo L-cisteína é frequentemente utilizado?

    • O termo L-cisteína também é frequentemente utilizado pois designa a forma isomérica L, que é a ativa biologicamente.

    Por que a cistina é utilizada como suplemento nutricional?

    • A cistina é muito utilizada como suplemento nutricional na forma de Acetilcisteína (NAC) ou L-cisteína, pois a cisteína é mais facilmente absorvida pelo organismo do que a cistina.