A configuração de mãos compõe as diversas formas apresentadas para executar cada sinal ou expressão da LIBRAS. Em outras palavras, são os formatos que as mãos tomam durante a sinalização.
1 - A configuração da mão: A configuração adotada pela mão, tem como resultado a posição dos dedos. Cada configuração pode ser feita pela mão dominante (mão direita para os destros, mão esquerda para os canhotos), ou pelas duas mãos dependendo do sinal.
Dessa forma, o conjunto de CMs refere-se apenas às manifestações de superfície, isto é, de nível fonético, encontradas na LIBRAS. A CM pode permanecer a mesma durante a articulação de um sinal, ou pode passar de uma configuração para outra. Quando há mudança na configuração de mão, ocorre movimento interno da mão ?
a) Configuração da mão (CM): é a forma que a mão assume durante a realização de um sinal. Pelas pesquisas lingüísticas, foi comprovado que na LIBRAS existem 46 configurações das mãos (Quadro I), sendo que o alfabeto manual utiliza apenas 26 destas para representar as letras.
13 - Sinal BANHEIRO.
Nesse caso, quando usamos as duas mãos, podemos realizar sinais com movimentos iguais como o sinal de TRABALHAR, em que, com as duas mãos configuradas em L um de frente para o outro, fazendo movimentos alternados para frente e para traz, as mãos realizam o mesmo movimento.
A escrita das línguas de sinais e composta por 3 configurações de mãos básicas quando o punho da mão predominante encontra-se fechado.
Atualmente, as pesquisas apontam a existência de cinco componentes dos sinais, os chamados Parâmetros das LS: a configuração de mão, o ponto de articulação, o movimento, a orientação e as expressões não-manuais. Abaixo vamos conhecer cada um desses componentes dos sinais.
* * OS CINCO PARÂMETROS EM LIBRAS Configuração das Mãos (CM) Pontos de Articulação (PA) Orientação (O) Movimento (M) Expressão Facial e/ou corporal (E) * * 1º Configuração das Mãos (CM) São as 64 formas das mãos, que podem ser da datilologia (alfabeto manual) ou outras formas feitas pela mão predominante (mão direita ...