O que significa colocar o aluno no centro da aprendizagem? O aluno no centro da aprendizagem é uma prática na qual o jovem desempenha um papel ativo na construção do próprio aprendizado. Sendo assim, ele assume o papel de protagonista, interferindo diretamente no seu desenvolvimento.
O aluno como centro do processo educativo.
Para colocar os alunos no centro do processo de ensino e aprendizagem, os educadores precisam mudar a forma como percebem e interagem com seus educandos, partindo da premissa de que todos eles, sem exceção, têm capacidade de aprender e podem contribuir com a sua própria educação.
Ter participação ativa, consciência e engajamento. É possível concluir que o papel do aluno é de estudar visando ao aprendizado a longo prazo e ao cumprimento de seus objetivos pessoais, o que requer sua participação ativa e voluntária em muito do que a escola propõe.
Este Centro é um local onde adultos e crianças aprendem individualmente mas num espaço conjunto de partilha e de pesquisa.
São agentes sociais envolvidos no processo educativo os professores, os administradores escolares, os funcionários diversos da escola, as famílias e agentes da sociedade civil (como ONGs e igrejas) que desejem participar de maneira mais ativa da educação.
O que é preciso compreender, inicialmente, ao colocar o estudante no centro do processo? ... É preciso compreender os interesses do aluno e suas expectativas em relação às aulas.
Para que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, ele deve receber estímulos para buscar conhecimento e ser independente. Nesse sentido, o papel do professor é mediar e acompanhar todos os passos desse processo.