O Comitê Olímpico Internacional (COI) é uma organização não governamental fundada no dia 23 de julho do ano de 1894. Sua criação, idealizada por Pierre de Coubertin, tinha por objetivo o retorno nos Jogos Olímpicos gregos, que seriam organizados e realizados a cada quatro anos.
Integram o Movimento Olímpico: o Comitê Olímpico Internacional (COI), os Comitês Olímpicos Nacionais, as organizações esportivas, os atletas e todos os que aceitam a Carta Olímpica.
Lema: "Citius, Altius, Fortius" (o mais rápido, o mais alto, o mais forte, em latim) representa o lema do ideal olímpico, além de resumir a postura que um atleta precisa ter para atingir seu objetivo. A citação foi criada pelo Padre Didon, amigo do Barão de Coubertin.
Considerado o maior evento esportivo do planeta, os Jogos Olímpicos têm como objetivo estimular a competição sadia entre os povos dos cinco continentes. Como já dizia o Barão de Coubertin (Pierre de Coubertin), considerado o fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, "o importante não é vencer, mas competir.
Pierre de Coubertin Em 1894, o historiador francês Pierre de Coubertin (conhecido como Barão de Coubertin), inspirado nas histórias sobre as Olimpíadas da Grécia Antiga, fundou o Comitê Olímpico Internacional (COI), órgão responsável por organizar os Jogos Olímpicos da Modernidade.
O Movimento Olímpico é atualmente composto por federações esportivas internacionais, comitês olímpicos nacionais (CONs) e comissões organizadoras de cada especificidade dos Jogos Olímpicos. Como o órgão de decisão, o COI é responsável por escolher a cidade anfitriã para cada edição.