Segundo especialistas, a situação ocorreu porque havia muitas nuvens no céu, o que dificultava a passagem dos raios de sol pelas camadas médias e altas da atmosfera. ... Assim, quanto maior a concentração das nuvens, mais intenso fica esse fenômeno, já que acentua os tons de vermelho, laranja e lilás.
Daqui se con- clui que as componentes de menor comprimento da luz solar, isto é, as co- res azuladas, são mais espalhadas pelas moléculas da atmosfera; é por esta razão que o céu é azul quando o observador não vê diretamente o Sol mas unicamente a radiação emitida (espalhada) pelas moléculas da atmosfera.
A luz vermelha, que não é dispersa e sim transmitida, continua em sua direção original, mas quando olhamos para o céu é a luz azul que vemos porque é a que foi mais dispersada pelas moléculas em todas as direções. No amanhecer e no entardecer, porém, a luz atravessa uma camada mais espessa da atmosfera.
A dispersão de Rayleigh (em homenagem a Lord Rayleigh) é a dispersão da luz ou qualquer outra radiação eletromagnética por partículas muito menores que o comprimento de onda dos fótons dispersados. Ocorre quando a luz viaja por sólidos e líquidos transparentes, mas se observa com maior frequência nos gases.
Conforme o sol vai baixando, a poeira no ar faz com que ele primeiro pareça laranja fosforescente, depois vermelho. As nuvens refletem estas cores brilhantes. Algumas nuvens finas e altas ficam rosas ou roxas, porque a luz vermelha é temperada pelo azul do céu que aparece através delas.
O branco resulta da soma das sete cores do arco-íris – o violeta, o azul, o anil, o verde, o amarelo, o laranja e o vermelho. ... Nós enxergamos o Sol com tonalidades diferentes, ao longo de um dia, porque a atmosfera filtra os seus raios, separando as cores.
azul Em um dia claro e sem nuvens, o céu aparece na cor azul porque moléculas que compõem a atmosfera terrestre, espalham mais o comprimento de onda correspondente ao azul do que o comprimento de onda correspondente ao vermelho, entre os vários comprimentos de onda que formam a luz solar, incidente sobre nosso planeta.
Como as ondas de luz pintam o nosso Céu Acontece que a luz azul tem o comprimento de onda exato para ser espalhada em todas as direções pelas moléculas da nossa atmosfera durante o dia, o que leva à nossa percepção de um céu azul.
Talvez, a maioria das pessoas responderá que o mar é azul porque reflete a cor do céu. Mas, essa resposta não é correta. A base para explicar a cor azul do mar está na física, mais especificamente no entendimento de luz visível e sua absorção pelas moléculas de água.