Ouça em voz altaPausarPor sua vez, os pronomes catafóricos são aqueles que fazem referência a um termo subsequente, estabelecendo com ele uma relação não autônoma, portanto, dependente. Para compreender um termo catafórico é necessário interpretar o termo ao qual faz referência.
Ouça em voz altaPausarTermos catafóricos Um catafórico faz uma referência a um termo posterior, que será enunciado mais à frente na oração. Madalena viu-a e saiu correndo. A cobra estava perto da árvore. O pronome oblíquo a é um pronome catafórico porque faz referência ao termo cobra, posteriormente apresentado.
Ouça em voz altaPausarA coesão textual pode ser anáfora ou categórica: aquela é empregada para se referir a elemento que já foi citado no texto, enquanto a esta é empregada para falar de elementos que serão mencionados. Paula não compareceu ao curso ontem, pois ela estava muito doente; sabe-se que a estudante não é de faltar a nenhuma aula.
Ouça em voz altaPausaradjetivo [Gramática] Que retoma uma ideia anteriormente mencionada, geralmente se refere ao termo que retoma uma ideia anterior ou faz referência ao que já foi dito anteriormente.
Ouça em voz altaPausarEnquanto figura de linguagem, a anáfora é caracterizada pela repetição de uma ou mais palavras no início de versos, orações ou períodos. ... Anáfora tem sua origem na palavra grega anaphorá, que indica o ato de trazer ou manter uma repetição. Exemplos de anáforas: Eu quero amor!
Ouça em voz altaPausarPara resumir: quando estiver fazendo referência a um termo citado anteriormente, se trata de uma anáfora. Quando estiver antecipando um termo ou expressão que ainda será citado, é uma catáfora.
Ouça em voz altaPausarMaria faz o almoço e ao mesmo tempo Maria conversa ao telefone com a amiga. ⇒ Coesão por conjunção: Esse tipo de coesão possibilita relações entre os termos do texto através do emprego adequado de conjunções: ... ⇒ Coesão lexical: ocorre por meio do emprego de sinônimos, pronomes, hipônimos ou heterônimos.