carol {verbo intransitivo} cantar {v.}
scrooge {substantivo} avarento {m.}
Charles Dickens Indiferente com o natal e tudo o que condiciona felicidade, Ebenezer Scrooge é descrito por Charles Dickens como tendo lábios azuis e nariz pontiagudo, perfeitamente retratado em Os Fantasmas de Scrooge, filme concretizado em 2009, onde Jim Carrey interpreta a personagem.
dezembro de 1843 Dickens no cinema: versões de A Christmas Carol Desde que foi publicada, em dezembro de 1843, a novela A Christmas Carol,2 de Charles Dickens (1812–1870), vem sendo constantemente transposta para outros suportes artísticos, que lidam com o som e com a imagem.
A história gira em torno de Ebenezer Scrooge, um dono de armazém extremamente avarento, que odeia tudo e todos e vive solitário. Com a chegada do natal, Scrooge fica ainda mais ranzinza, pois acredita que o natal é uma festa inútil que desperdiça tempo e dinheiro.
E diz ao assustado Scrooge que três fantasmas vão visitá-lo. O primeiro deles é o fantasma do passado, em seguida o fantasma do presente e, por fim, o fantasma do futuro.
Após a visita dos três espíritos, Scrooge amanhece como outro homem. Passa a amar o espírito de Natal e a ser generoso com os que precisavam, ajudar seu empregado Bob Cratchit, tornando-se um segundo pai para pequeno Tim. Aclamada pela crítica da época, a história foi lançada no auge da revolução industrial inglesa.