O exame de cálcio urina, amostra isolada busca checar a urina do paciente para a presença de cálcio ou mesmo de cristais de oxalato de cálcio. A presença dessas substâncias na urina pode ser um indicador de que o indivíduo sofre de pedras nos rins, os chamados cálculos renais.
Quais são os cristalis de oxalato de cálcio?
Cristais de oxalato de cálcio são frequentemente vistos em urinas ácidas, mas podem ser encontrados em urinas neutras, e até raramente em urinas alcalinas.
Quais são os cristais de cálcio?
A mais comum delas é o oxalato, que está presente em certos alimentos, como o espinafre, e em suplementos de vitamina C. Quando se une ao cálcio, forma cristais de oxalato de cálcio. Doenças do intestino delgado também aumentam o risco de formação de cristais de cálcio, que também podem ser formados a partir da combinação com fosfato ou carbonato.
Qual a razão primária para identificar os cristais urinários?
A razão primária para a identificação dos cristais urinários é para detectar a presença de alguns tipos de cristais anormais que podem corresponder a doenças como hepatopatias, erros inatos do metabolismo ou um dano renal causado por cristalização de componentes iatrogênicos dentro dos túbulos.
Como ocorre a formação de cristais em infecções urinárias?
Infecções urinárias: A presença de microrganismos no sistema urinário pode levar à formação de cristais devido à alteração no pH, o que pode favorecer a precipitação de alguns compostos, como o cristal de fosfato triplo, por exemplo, que pode ser encontrado em infecções geniturinárias;