Quando o ventrículo esquerdo do coração se distende, ocorre um considerável aumento das concentrações de BNP e NT-próBNP. Esta situação indica que o coração está trabalhando mais e tendo mais dificuldade para atender às demandas do corpo.
INTRODUÇÃO: O peptídeo natriurético do tipo-B (BNP) é um marcador de insuficiência cardíaca (IC), síndrome que representa um sério problema de saúde pública. Esse marcador é útil no diagnóstico, no prognóstico estimado e na orientação terapêutica na IC.
A porção N-terminal do pró-hormônio do peptídeo natriurético do tipo B (NT-proBNP) ,também abreviado como BNPT, é um peptídeo inativo formado pela porção N-terminal do pró-hormônio proBNP, reação que dá origem também ao BNP.
Os níveis normais de BNP variam de 0 a 70 pg/ml. Interpretações do resultado devem incluir considerações sobre idade e sexo, sendo os maiores valores no sexo feminino e quanto maior a idade.
O BNP (brain natriuretic peptide) é um marcador da função miocárdica, útil no diagnóstico auxiliar, monitorização do tratamento e definição de prognóstico na insuficiência cardíaca congestiva (ICC).
A porção N-terminal do péptido natriurético tipo B (NT-proBNP), marcador de disfunção ventricular direita, poderá ser um biomarcador útil na avaliação prognóstica a curto prazo dos doentes com TEP.
O peptídeo natriurético atrial (do inglês atrial natriuretic peptide) é um peptídeo secretado por células musculares cardíacas atriais. Seu papel é normalizar a volemia sanguínea e a pressão arterial quando a musculatura cardíaca for excessivamente distendida.
Para que serve: a dosagem de BNP auxilia no diagnóstico, monitorização do tratamento e definição do tratamento de insuficiência cardíaca congestiva, sendo um marcador mais sensível e específico de alterações cardíacas que outros peptídeos natriuréticos (como o peptídeo natriurético atrial – ANP).
A porção N-terminal do péptido natriurético tipo B (NT-proBNP), marcador de disfunção ventricular direita, poderá ser um biomarcador útil na avaliação prognóstica a curto prazo dos doentes com TEP.
O que é o exame: coleta de sangue para a dosagem da concentração de peptídeo natriurético cerebral (BNP: brain natriuretic peptide), um marcador de função miocárdica.