Biblos (βύβλος) é o nome grego da cidade portuária fenícia de Gubla (ou Gebal). Era conhecida pelos antigos egípcios como Kbn e, mais tarde, Kpn. ... É também daqui que surge o nome da Bíblia (do grego βιβλία, «livros»). Biblos situa-se na costa mediterrânica do atual Líbano, a 42 quilômetros de Beirute.
Em seu significado original, o termo bíblia vem da palavra grega "biblos" que significa "papel, livro, papiro" e pode ser utilizado para todo e qualquer conjunto de textos sagrados que contém os ensinamentos fundamentais de qualquer tipo de religião.
Apesar de ter sido mais conhecida pela ocupação fenícia, há registros de a cidade ter sido povoada por volta de 5.000 a.C. – é uma das cidades mais antigas continuamente habitadas do mundo. E se, ao ler o nome "Byblos" você se lembrou de "Bíblia", acertou.
Biblos – era famosa por fabricar e livros. Essa cidade tinha boa relação de comércio com Chipre e Egito. Desses dois lugares os produtores da região de Biblos importavam papiros, que eram fundamentais para produzir livros; Sidon - cidade de muito importante para o mundo antigo.
O nome fenício cananita da cidade (GBL, isto é Gubal, Gebal, etc.) pode ser derivado de gb, que significa "bem" ou "origem", e El, o nome do deus supremo do panteão de Biblos.
A Igreja Católica considera como oficiais 73 livros bíblicos (46 do Antigo Testamento e 27 do Novo), sendo 7 livros a mais no Antigo Testamento do que das demais religiões cristãs e pelo judaísmo. Já a Bíblia usada pela Igreja Ortodoxa contém 78 livros, 5 a mais que a católica e 12 a mais que a protestante.
5.000 anos Biblos, a antiga cidade portuária fenícia do Líbano: como chegar e o que visitar. Habitada há mais de 5.000 anos, a cidade portuária de Biblos é um dos assentamentos mais antigos do mundo. Associado à história e disseminação do alfabeto fenício, Biblos foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1984.
O Líbano foi o local de origem dos fenícios, uma cultura marítima que floresceu durante quase 2 500 anos (3 000−539 a.C.)....Líbano.الجمهورية اللبنانية (Al-Jumhūrīyyah al-Lubnānīyyah) República do LíbanoBandeira Brasão de Armas- TotalUS$ 91 bilhões* (66.º)- Per capitaUS$ 15 049 (67.º)
A Fenícia era formada por um conjunto de cidades-Estado autônomas. Cada cidade tinha um governo independentes, exercido pelos membros da classe aristocrática, composta por ricos comerciantes, armadores e artesãos. De modo geral, o chefe do governo era um rei, cuja função transmitia-se por hereditariedade.