Níveis de bastonetes baixos no hemograma podem indicar problemas na produção de neutrófilos pela medula óssea ou um aumento da destruição dessas células. As causas são muito variadas, podendo incluir problemas genéticos, uso de medicamentos, infecções, doenças, entre outras.
O valor de referência das plaquetas é entre 1 000 plaquetas/ µL de sangue, no entanto algumas condições podem interferir no processo de produção das plaquetas, havendo aumento ou diminuição da sua concentração no sangue, sendo esta condição chamada de trombocitopenia.
Níveis normais de plaquetas São considerados níveis normais quando a contagem de plaquetas se encontra dentro do intervalo de 1 mil por microlitro de sangue.
Eosinófilos baixos A eosinopenia pode acontecer no caso de infecções bacterianas agudas, como pneumonia ou meningite, por exemplo, já que são infecções bacterianas graves que costumam aumentar outros tipos de células de defesa, como os neutrófilos, o que podem diminuir a contagem absoluta ou relativa dos eosinófilos.
A diminuição de segmentados pode acontecer devido a alterações na atividade da medula óssea, infecção neonatal por vírus ou bactérias, durante tratamento quimioterápico, alcoolismo e doenças autoimunes, por exemplo.
Nível de bastonetes alto no hemograma pode ser sinal uma infecção bacteriana aguda. Os bastonetes são neutrófilos (células de defesa) imaturos. Portanto, quando os níveis estão altos, significa que o organismo está solicitando mais neutrófilos da medula óssea, onde são produzidos.
Os bastonetes cuidam da visão em condições com pouca luz, e os cones são os responsáveis pela visão de cores e detalhes. Quando a luz entra em contato com estes dois tipos de células, ocorre uma série de reações químicas complexas.