Expressão usada inicialmente em tom pejorativo, aos soldados da província de Santa Catarina, devido à sua vestimenta, o regimento se destacou em bravura, coragem, disciplina e honradez. Aos poucos foi sendo aplicado a todos os soldados catarinenses, e posteriormente, aos habitantes em geral, do litoral.
As pessoas nascidas em Santa Catarina são apelidadas de "barriga-verde" porque, no século XVIII, os soldados do Regimento de Infantaria de Linha da Ilha usavam uma faixa verde sobre a barriga – acessório do uniforme. A alcunha, ao contrário do que se possa imaginar, é motivo de orgulho para os habitantes.
BABADO = fofoca, falador, língua solta, fala o que não deve para outra pessoa. BABÃO = molão, estranho, admirador, elogiador. BABOZEIRA = lorota, conversa fiada. BABULETA = borboleta.
As pessoas nascidas em Santa Catarina são apelidadas de "barriga-verde" porque, no século XVIII, os soldados do Regimento de Infantaria de Linha da Ilha usavam uma faixa verde sobre a barriga – acessório do uniforme.
Esta é uma lista de gentílicos referentes aos municípios do estado de Santa Catarina (Brasil), cujos nativos ou habitantes são chamados genericamente de catarinenses ou barrigas-verdes.
Barriga-verde é um gentílico utilizado para designar os nascidos no estado brasileiro de Santa Catarina. ... Se há porém apelido que tanto honre pelo de glorioso que encerra e com o qual muito se desvanecem os filhos de Santa Catarina, é sem dúvida alguma o de Barriga-Verde.
Significado de Manicaca Indivíduo de maneiras requebradas. Espécie de mandioca selvagem, intragável, que não dá farinha. [Gíria] Calouro na aviação.
A população de Florianópolis, segundo a estimativa do Censo de 2010 (IBGE), é composta por 421.240 habitantes, possuindo uma densidade demográfica de 929 habitantes por km². ... Quem nasce em Floripa é oficialmente chamado de florianopolitano.