A ausência total de espermatozoides é conhecida como azoospermia. Existem duas formas de azoospermia: algumas são decorrentes de obstrução nos canais que conduzem os espermatozoides para a uretra (chamadas obstrutivas), e outras, de falta de produção dos gametas masculinos (chamadas não obstrutivas).
As modalidades de tratamento da azoospermia variam de acordo com as suas causas. No caso de homens que não produzem espermatozoides, o tratamento indicado pode ser a reposição hormonal. Nos casos obstrutivos, e também na varicocele, uma intervenção cirúrgica pode corrigir o problema.
Sim existem situações como infecções virais ( gripe ), exercicios fisicos excessivos, tabaco, álcool, drogas, não respeitar o tempo de abstinência adequado, estresse excessivo, privação de sono, virose, dentre outras, que podem alterar de maneira negativa o resultado do seu espermograma.
O que é azoospermia? Quando o espermograma não mostra espermatozóides, como no caso de Cláudio, se dá o nome de azoospermia. Esta condição pode ocorrer porque os testículos não recebem hormônios suficientes para estimular a produção, situação bastante rara.
Sim, existe a possibilidade de o líquido pré-ejaculatório conter esperma, por isso é possível engravidar mesmo que não ocorra ejaculação completa na vagina. É perfeitamente natural se perguntar se é possível engravidar usando o método de coito interrompido ou mesmo por contato genital.